A integração manual de usuários funciona a partir da importação de uma planilha no formato CSV e possibilita que o usuário administrador consiga INCLUIR, ARQUIVAR e ALTERAR os usuários de sua intranet.
Preenchendo a planilha
Você encontrará o modelo da planilha para preenchimento em seu painel administrador através do menu Configurações > Integrações > Dados de Usuários > Modelo Importação. O modelo já virá no formato correto (CSV) sendo necessário apenas o seu preenchimento.
Observe que na planilha possui várias colunas que você pode preencher para que os dados sejam atualizados sem necessitar acessar usuário por usuário para realizar a alteração do dado. Os dados para preenchimento vão desde o mais básico como, por exemplo, o nome do usuário até informações de ficha médica e número de calçado, por exemplo. Porém, é importante ressaltar que temos as colunas de NOME, E-MAIL, UNIDADE, DEPARTAMENTO e CARGO que são de preenchimento OBRIGATÓRIO, ou seja, se uma ou mais estiverem em branco o sistema não realizará a integração destes usuários.
Atenção!
Usuários que tiverem dados em branco, porém na intranet o mesmo estiver preenchido, ao importar o dado será apagado na intranet.
Usuários que possuem cadastro na intranet, mas não estiverem na planilha serão passível de arquivamento (mais detalhes no próximo tópico).
Importando a Planilha
Preenchimento finalizado agora é hora de importar a planilha. Para importação acesse no painel administrador o menu Configurações > Integrações > Dados de Usuário > Importação Manual. No formulário você deverá preencher os campos conforme descrição abaixo:
Identificador de Usuários: Por padrão o identificador é o e-mail, ou seja, o sistema irá utilizar o e-mail da planilha para encontrar o usuário na intranet e identificar se será necessário atualizar (encontrou o usuário) ou criar (não encontrou o usuário) o usuário. Caso o e-mail seja um valor que muda constantemente em sua empresa, você pode utilizar o CPF como comparador. Dessa forma é imprescindível que os usuários possuam o CPF cadastrado na intranet e planilha, caso contrário eles serão arquivados. De toda forma, utilizar o CPF como comparador não exclui a obrigatoriedade do campo "E-mail" na planilha.
Tipo de Ação E-mail:
Tipo de Ação Inativar: Por padrão o sistema não irá inativar os usuário que não estiverem na planilha (opção "Não fazer nada. Eu inativarei manualmente. (padrão)"), porém você pode permitir que o sistema inative para você os usuários que não foram colocados na planilha através da opção "Inativar todos os usuários que não estiverem na planilha".
Formato dos Campos de Data: Aqui você poderá escolher o formato da data que foi colocado na planilha de importação. Os formatos são: ISO (aaaa-mm-dd) muito comum quando os dados são exportados de uma banco de dados e Português Brasil (dd/mm/aaaa) geralmente utilizados quando inserido os dados manualmente ou proveniente de sistemas terceiros.
Senha para novos usuários: Este campo é de preenchimento obrigatório e ele só será aplicado para usuários que ainda não estão na intranet. A senha poderá ser um valor padrão ou customizado através das variáveis disponível no link abaixo do campo.
Solicitar nova senha no primeiro acesso: Caso você queira que os novos usuários alterem a senha que você configurou quando for realizado o primeiro acesso, marque a opção "Solicitar alterar senha no primeiro acesso". Caso contrário deixe marcada a opção "Não solicitar alterar senha (padrão)".
Arquivo: Por fim, neste campo você deverá incluir a planilha CSV que você preencheu.
Relatório da Importação
Ao clicar em "Importar" você será redirecionado para o relatório onde mostrará a quantidade importada e os erros encontrados, caso tenha tido algum. Vamos entender um pouco melhor o relatório:
No primeiro gráfico você verá quantos usuários foram importados e quantos não foram. Já no segundo gráfico ele irá informar quantos problemas de importação houve separado por erro encontrado.
Na listagem, ao passar o mouse sobre o "?", você poderá verificar qual o erro que o sistema encontrou para que possa ser ajustado e importada a planilha novamente. Para os usuários que não der erro estes serão integrados mesmo que outros usuários possuam erro.
Atenção!
O sistema cria automaticamente as unidades, departamentos e cargos que não existem na intranet ou que estejam escritos de forma diferente. Pelo fato do sistema ser Case Sensitive, ou seja, uma letra maiúscula ou um simples acento já é compreendido como uma palavra diferente e um novo registro é criado no Vivaintra.
Exemplo: Na intranet o nome da unidade é VIVAWEB, porém na planilha está preenchido como Vivaweb. Neste caso uma nova unidade será criada.
Sugestão: Exporte a planilha de usuários disponível no painel administrador em Recursos Humanos > Gerenciador de Acesso > Exportar, altere, exclua e inclua as informações necessárias, transforme em CSV e importe esta planilha. Desta forma você irá assegurar que os nomes das colunas estejam corretos e terá como referências as UNIDADES, DEPARTAMENTOS e CARGOS que já possui cadastrado no sistema.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo